quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Biodiverso, a capital e as cidades metropolitanas.

                                                                             
    

 Um projeto que visa levar desenvolvimento aliado à interpretação ambiental, este sempre foi um norteador das ações da BIODIVERSO. Neste sentido, o biólogo André Brodt estará visitando escritórios de engenharia e estúdios de arquitetura para realizar um levantamento de suas necessidades e dúvidas referentes à legislação ambiental. Neste primeiro momento as cidades de Canoas e Porto Alegre estarão envolvidas neste projeto, são cidades que, devido a copa do mundo de 2014,  receberão turistas do mundo inteiro, prova disso, são os investimentos no ramo hoteleiro na Cidade de Canoas e as alterações urbanísticas na cidade de Porto Alegre. Para saber mais acesse: www.copa2014.org.br link Porto Alegre.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Novas Parcerias.

                                                                                      

A BIODIVERSO e a SUPORTE ARQUITETURA EM OBRAS, através do Arquiteto Gustavo da Silva Cardoso, desenvolvem uma parceria em um grande lançamento imobiliário de Porto Alegre. Em breve o bairro Menino Deus receberá um novo e despojado ambiente residencial.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Embargo no setor madereiro.


O embargo por parte do IBAMA e FEPAM, às serrarias de Jaquirana, RS, reflete muitas vezes, não o descumprimento de leis por parte do empresário madeireiro, mas a burocracia e a falta de um assessoramento ambiental. Licenças Ambientais são ferramentas de trabalho para este setor e devem ser renovadas anualmente. São documentos acessíveis economicamente e, na opinião da BIODIVERSO, faltam informações claras aos empresários.

terça-feira, 15 de junho de 2010

26 Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre.







Durante o mês de Junho a BIODIVERSO participou de uma série de debates sobre meio ambiente e sustentabilidade urbana. Nesta oportunidade, a SMAM expôs a necessidade de um trabalho em conjunto com os demais órgãos municipais, DMAE, SMOV entre outros.

Segundo a coordenadora do licenciamento ambiental da SMAM, Karla Faillace, não existem outras formas de manejar o meio ambiente se não obtento as licencas de LP (Licenca Prévia), LI (Licenca de Instalação) e LO (Licenca de operação).

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Novas Parcerias.

Com o objetivo de ampliar a atuação em processos ambientais, a BIODIVERSO busca continuamente parcerias estratégicas com os mesmos objetivos e valores. A PURUS é uma empresa que desenvolve tecnologia biológica no tratamento de passivos ambientais contaminados por hidrocarbonetos derivados de petróleo como resinas, óleos, solventes e combustíveis. Desta forma, a PURUS apresenta uma nova metodologia no tratamento de seu passivo ambiental, para maiores informações acesse http://www.purus.com.br/


segunda-feira, 8 de março de 2010

Financiamentos Bancários.


Na busca de uma orientação ao empreendedor, a BIODIVERSO oferece, através do seu blog, uma assessoria a fim de facilitar a tomada de decisões. Veja, segundo o Banrisul, quais são as perguntas mais frequentes.
1.Quais são os investimentos que podem ser financiados através de linhas de longo prazo?
-Implantação, ampliação, recuperação e modernização de atividades produtivas e da infra estrutura;
-Comercialização de produtos e serviços no Brasil e no exterior;
-Capacitação tecnológica;
-Treinamento de pessoal; e
-Formação e qualificação profissional.
2.Quais os principais requisitos para acessar os financiamentos de longo prazo na linha BNDS?
Além de estar em dia com obrigações fiscais, tributárias e sociais o empreendedor necessita:
-Possuir cadastro atualizado da empresa e dos sócios;
-Licenciamento Ambiental;
-Dispor de garantias suficientes para a cobertura de risco da operação, entre outros.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Gráficas buscam licenciamento ambiental.


Porto Alegre - A preservação ambiental está na pauta das empresas integrantes do projeto Pólo Regional do Setor Gráfico Sebrae Metropolitano. Incentivados pelo serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Associação Comercial e Industrial de Gravataí (Acigra), os empreendimentos trabalham para a obtenção do licenciamento ambiental junto aos órgãos ambientais competentes por meio da realização do programa de Licenciamento Ambiental.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Parcerias.

A empresa ECOLABORE em parceria com a BIODIVERSO estão presentes na elaboração da Licença de Instalação do complexo esportivo Ecológico Skate Parque. O projeto situa-se no município de Gramado em uma área de aproximadamente 10.000 m2, outras informações podem ser obtidas no site http://www.ecologicoskateparque.com.br/.

Uma nova apresentação de lay out.

A FEPAM, orgão estadual que licencia empreendimentos, elaborou uma nova placa para destacar o estágio em que se encontra o projeto licenciado. Cabe ao profissional contratado, o biólogo, desenvolver o anunciado e assessorar seu cliente nesta fase do projeto.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Promoção da Biodiversidade em propriedades rurais.


A incorporação da proteção e a conservação da biodiversidade junto aos principais setores produtivos do meio rural, por meio de ações de extenção e fomento de práticas sustentáveis no uso e no manejo da biodiversidade nativa é a proposta da BIODIVERSO. Promovendo assim o desenvolvimento das comunidades das regiões envolvidas.

Informações sobre licenciamentos.



As micro empresas devem se licenciar? Micro e pequena empresa é um conceito econômico para definir a atividade. Quando a empresa é enquadrada sob o ponto de vista ambiental, é avaliada a sua capacidade de gerar líquidos (despejos), resíduos sólidos, emissões atmosféricas e ruído e seu potencial de risco (explosões, incêndios, por exemplo).

Quais as etapas do Licenciamento Ambiental?

Licença Prévia (LP) - Licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, não autorizando o início das obras.

Licença Instalação (LI) - Licença que aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra/empreendimento. É concedida depois de atendidas as condições da Licença Prévia.

Licença de Operação (LO) - Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra. É concedida depois de atendidas as condições da Licença de Instalação.

Qual a base legal do licenciamento ambiental dos postos de gasolina?

A atividade de comércio varejista de combustíveis (postos de gasolina) está submetida a legislação ambiental desde a Lei Federal n.º 6.938/81, regulamentada pelo Decreto Federal n.º 99.274/90, visto que comprovadamente é uma atividade potencialmente poluidora pela armazenagem de combustíveis (produtos perigosos), lavagem de veículos, troca de óleo, geração de resíduos e emissões atmosféricas, além do risco de incêndio e acidentes ambientais.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Encontrado possível Dinossauro.



Em recente trabalho de campo a BIODIVERSO, representada pelo biólogo Andre Brodt, esteve presente na descoberta de um fóssil de dinossauro com aproximadamente 230 milhões de anos. Segundo Brodt, este achado é importantíssimo para ciência e para o desenvolvimento cultural da comunidade envolvida.

Biodiverso e Senai.






A BIODIVERSO, em colaboração com o Centro Nacional de Tecnologias Limpas - CNTL-SENAI, conclui o curso de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no ano de 2009. Este conhecimento é fundamental nos futuros processos desenvolvidos pela empresa.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Biodiverso e Puc - RS.



A BIODIVERSO, através do biólogo André Brodt, apresentou um estudo sobre recuperação de áreas degradadas com a ajuda das aves no ano de 2009. O estudo baseia se na recriação de estruturas de pouso para aves em locais que não existam árvores, favorecendo assim a dispersão de sementes...